- Conteúdo Gringo
- Posts
- Kevin Kelly: O Platão da internet
Kevin Kelly: O Platão da internet
Conteúdo Gringo #10
Se vc gosta de ler os clássicos, a edição de hoje é pra vc.
Co certeza vc já leu um texto de alguém que se baseia nessa ideia. Alguém que leu de alguém, que leu de alguém, que leu de alguém…
Tá na hora de ver a origem. O primeiro mano que pensou e escreveu. O Platão do online business.
Vamos lá, com…
#1. 1,000 True Fans, do Kevin Kelly
A conta é simples.
Mil pessoas te pagando mil reais por ano, vc ganha um milhão de reais por ano.
No mundo do produto físico, isso não queria dizer nada: esses mil reais por ano iam ter um custo enorme, e sobra pouco pra vc.
No mundo dos serviços, servir mil pessoas é muita coisa (e se o ticket for mil reias, provavelmente vai ser bastante trabalho por pessoa).
Agora no mundo da internet, dos produtos sem custo, dos serviços automatizados, isso é possível.
Praticamente todo mundo que ganha dinheiro na internet hoje já leu e se maravilhou com esse texto, ou com algum dos inspirados por ele (o mais famoso é o livro "4-Hour Workweek”, do Tim Ferriss.)
A leitura vai te tomar 15-30min, e vale muito a pena.
- Julio
P.S.: Tá com preguiça? Mandei o ChatGPT resumir e traduzir pra vc.
Ficou uma merda, o ChatGPT escreve de um jeito muito chato. Eu recomendo ler o original. Todo mundo consegue separar 30min, vai.
Enfim, segue…
Em 2008, propus uma ideia simples, porém revolucionária, para criadores independentes: não é necessário ter milhões de fãs para ser bem-sucedido. O que realmente importa é ter mil verdadeiros fãs. Esses fãs, extremamente dedicados, comprarão tudo o que você produzir. Se cada um contribuir com $100 por ano, é possível viver confortavelmente com $100.000 anuais. A chave é a relação direta e pessoal com esses fãs, sem intermediários.
Com o avanço da tecnologia e a internet, agora é mais fácil do que nunca para os criadores se conectarem diretamente com seus fãs e satisfazerem nichos específicos. Grandes empresas não conseguem atender a esses nichos da mesma forma eficiente. Além disso, ferramentas como crowdfunding permitem que os fãs financiem diretamente os trabalhos que desejam, criando um ciclo benéfico para ambos.
Contudo, essa abordagem requer dedicação e nem todos os artistas estão dispostos ou são capazes de nutrir uma base de fãs. Alguns podem precisar de intermediários. Além disso, para grupos ou parcerias criativas, o número de fãs necessários aumenta proporcionalmente.
Em resumo, a estratégia dos mil verdadeiros fãs oferece uma alternativa viável à busca por sucesso massivo e mainstream. É uma abordagem mais realista e gratificante, que privilegia a conexão genuína com um público dedicado.
Reply